quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Água Nova e suas belezas naturais após 1 mês de inverno

 

Foto Lee Dantas 
 

O Municipio de Água Nova tem tido  chuvas  desde do dia 25 de Dezembro com regularidade, atingindo   uma boa média pluviométrica para  o periodo  de 1 mês.  Os açudes ja receberam um bom volume de água. Para quem inciou o plantio de feijão e milho  durante essas chuvas, a lavoura já está bem adiantada no crescimento. Outros agricultores  inciaram o corte de terra  hoje , com apoio da Prefeitura  Municipal, atraves da Secretaria de Agricultura,beneficiando os produtores rurais. Para os criadores de rebanho, o pasto já é bastante satisfatório para o momento.  A Secretaria de Meio Ambiente realizou  na manhã de hoje esses registros fotograficos, com objetivo  de atualizar  e  garantir a memória em arquivos no escopo de imagens ja catalogadas pela SEMMA

Foto - Lee Dantas

Foto Lee Dantas
Foto; Lee Dantas

                                         Foto: Lee Dantas

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Prefeitura de Água Nova realiza melhorias na rede esgoto da Av N. Senhora de Fátima

 


A Prefeitura  de Água Nova  através das Secretarias de Obras , Infraestrutura e Meio Ambiente , está realizando uma nova canalização da rede  de esgotos da rua acima citada , em  carácter emergencial, para o escoamento com fluxo razoável para esse período chuvoso. As Secretarias pede a compreensão da população que trafega nesse setor, que em breve estaremos liberando a rua em sua totalidade , melhorando  as idas e vindas  dos usuários de veículos que  por ali trafegam  todos os dias.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

A Secretaria de Meio Ambiente informa o tempo para Água Nova nessa segunda e nos próximos 4 dias

 

        Foto - Lee Dantas

As previsões meteorológicas indicam  chuvas para  a partir de Quarta-feira, quinta, sexta e domingo. A temperatura máxima para hoje é 33 graus e a mínima de 29 graus. Sensação térmica de 31ºg e parcialmente nublado durante o dia.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O Meio Ambiente é nossa Teia da Vida

Agua Nova - fim da tarde 20/01/2022  Foto Lee Dantas
    

 Já parou para pensar o que quer dizer meio ambiente? A expressão Meio ambiente representa todos os elementos vivos e não–vivos que permitem e fazem parte da vida no Planeta, nossa Mãe Terra. Nós somos parte do meio ambiente, assim como nossa casa, escola, ruas, fazendas, florestas e cidades. A educação ambiental é o saber, o aprender e o repassar do cuidar bem e bem viver no meio ambiente. Isso envolve cuidar dos recursos naturais – tão importantes à vida – e das nossas relações coletivas e individuais

Vivemos em uma grande rede, estamos conectados e conectadas pela da teia da vida. Sabe uma teia de aranha, ou um tecido? O Planeta Terra, ou a Pachamama, da tradição latino-americana, nossa Mãe Terra, ou Gaia, é representado também como uma grande teia, um grande tecido da vida em que cada fio representa um elemento de tudo aquilo que compartilha ou faz parte do meio ambiente. 

O RN é quase todo Caatinga. O Bioma Caatinga corresponde a 93,6% do Estado, mas disso tudo, só 0,47% está protegido por meio de Unidades de Conservação.

Por isso 

• Desmatar? Nem pensar! Só em caso de necessidade e/ou com autorização dos órgãos ambientais municipais e estaduais; • Apaga esse fogo, meu povo! Não provoque queimadas e incêndios evita a degradação do solo e de todo o ecossistema da região;

 • Vamos recuperar? Plante espécies nativas da Caatinga, chame amigos, vizinhos e família para adotar mudas– elas também vão resfriar e purificar o ar, cuidar do solo e ser abrigo; • Cuide da vida animal e vegetal – vamos evitar o desaparecimento das espécies nativas da flora e da fauna, pois cada bicho e planta tem um papel importante no equilíbrio ambiental.


terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Prefeitura de Água Nova realiza plantio de de 60 mudas nos canteiros e Praça de Eventos



A Prefeitura de Água Nova, através das Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo realizaram o plantio de 60 mudas frutíferas e paisagísticas na manha de ontem, segunda -feira 17, em vários canteiros da cidade,  Praça de Eventos Bom Será , Praça Francisco França e Cemitério Público.  





FUNASA libera 150 mil para melhorias no Saneamento básico de Água Nova

 



O prefeito Ronaldo Souza,  de Água Nova, participou nesta segunda feira 17/01, de um  evento, em Natal   com dirigentes da FUNASA. Na ocasião, o   gestor  recebeu das mãos do superintendente da FUNASA, Dr. Pablo Tatim que representava o presidente, Miguel Silva, o certificado no valor de 150 mil reais para melhoria  do saneamento básico do município. Água Nova foi um dos 56 municípios, do RN a receber este benefício do Plano Municipal.



sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Idema lança revista sobre desenvolvimento e sustentabilidade

 


Promover o desenvolvimento com sustentabilidade é umas das missões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema. O órgão ambiental lançou ontem quinta-feira (13), a primeira Edição da Revista Digital Ponto Comum, com o objetivo de divulgar, fomentar e fortalecer as ações ambientais promovidas pelo Idema e instituições parceiras no Rio Grande do Norte.

A publicação apresenta as ações desenvolvidas durante a administração da governadora Fátima Bezerra, em 2021, por meio das atividades realizadas pelo Instituto Ambiental, bem como por empresas, ONGs, entidades da sociedade civil e pessoas que trabalham com meio ambiente no estado.

O periódico se propõe a incrementar a produção de conteúdo sobre desenvolvimento sustentável, abrir espaços para publicações na área ambiental, contribuir para o avanço do conhecimento e das práticas gerenciais na área da gestão ambiental e da sustentabilidade.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a revista é mais uma inovação da gestão. “Com a publicação, estamos dando mais publicidade e transparência às nossas ações e ao trabalho que nossos servidores e colaboradores prestam ao órgão ambiental. Dessa forma, ampliamos o alcance da informação para a população e empreendedores os serviços prestados em prol do desenvolvimento sustentável", destacou.

A revista foi idealizada e totalmente produzida pela Assessoria de Comunicação (Asscom) do Idema com a cooperação da direção do Instituto Ambiental e jornalistas convidados. A publicação traz a marca do arrojo no projeto gráfico, editoração, identidade visual e diagramação.

De acordo com a jornalista e assessora de Comunicação do Idema, Danny Nunes, o projeto gráfico tem por base um design moderno e interativo. “Criamos a Revista em formato digital para possibilitar amplo acesso. E nela o leitor poderá ter a experiência da leitura expandida ao acessar matérias com links clicáveis para conteúdos adicionais. Além disso, trabalhamos o conceito da coexistência no layout e na composição, a fim de retratar o compromisso com o meio ambiente”, afirmou.

As pautas abordam o cenário energético do RN, as Unidades de Conservação Estaduais, Licenciamento Ambiental, o papel da Educação Ambiental, a liderança do estado no campo da sustentabilidade e muito mais.

A Revista, publicada na versão digital, é de livre de acesso ao público e terá periodicidade anual. Para ler basta acessar AQUI.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Secretaria de Meio Ambiente Infraestrutura e coordenação reúnem-se para discutir o plantio das mudas para Praça de Evento de Água Nova

 


Na manhã dessa  Quinta-feira (13), estiveram reunidos  na sede da Prefeitura de Água Nova ,os Secretários de  Meio Ambiente (Lee Dantas),  de Infraestrutura/Serviços Urbanos (Sávio  Felipe e a Coordenadora Cláudia Lima,  com o objetivo de agendar para próxima segunda-feira a realização do plantio de mudas frutíferas e paisagísticas  nos canteiros   da  Praça de Eventos.

Chuveu 34mm em Água Nova

 


As precipitações pluviométricas caídas nessa madrugada  de quinta-feira(13), no município de Água Nova, foi de 34mm, conforme  informações colhidas do Prefeito Ronaldo Sousa. O tempo agora marca 28 graus, sensação térmica de 26º e o céu , parcialmente nublado. A temperatura máxima prevista para hoje é de 31 graus.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Sesap abre vagas para Estágio Não obrigatório



A Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP), por meio da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGTES) e Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde(SGES), abriu a seleção de Estágio não obrigatório para 2022.

O Programa de Estágio Não Obrigatório, realizado em parceria com a Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGov) e Secretaria Estadual da Administração dos Recursos Humanos (SEARH) oferece bolsa de estágio para os cursos de : ARQUITETURA E URBANISMO; ENGENHARIA ELÉTRICA; CIÊNCIAS CONTÁBEIS; SISTEMA DE INFORMAÇÃO;  TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS;  TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ; TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET; BIOLOGIA e BIOMEDICINA. 

O valor de cada bolsa é de R$1.100,00, acrescido de R$ 51,70 de auxílio-transporte para uma carga horária de 6 horas diárias. 

A Sesap informa que um dos requisitos é que  o aluno tenha cumprido com 50% da carga horária e que também não possua qualquer outra atividade remunerada no âmbito da administração pública estadual. 

O recrutamento ocorrerá mediante cadastro do estudante no site da Escola de Governo. 

Os interessados devem se cadastrar através do link: http://sistemas.searh.rn.gov.br/escoladegoverno/estagio/escolhacad.asp 

Em caso de dúvidas: contato por e-mail (estagio.sesap.rn@gmail.com) .

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Governadora sanciona leis que fortalecem a agricultura familiar e setor da Pesca e Aquicultura

 


A governadora Fátima Bezerra realiza hoje terça-feira (11), no auditório da Governadoria, em Natal, às 11h, sanções governamentais para instituir programas e ações que incentivam iniciativas rurais e o setor da pesca e aquicultura no Rio Grande do Norte. 


Uma delas é Lei Estadual nº 11.052, que institui o Programa de Estímulo à Ampliação do Acesso ao Crédito para Fomento de Atividades Produtivas no Meio Rural e Periurbano (Pró-Crédito). A iniciativa incrementa crédito rural na economia, fomenta a produção de alimentos saudáveis e contribui para o fortalecimento da Emater e para o desenvolvimento rural no estado. 


Outra sanção é a Lei Complementar Estadual nº 693/2022, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e da Aquicultura do Rio Grande do Norte (Pedespa/RN) e o Sistema Estadual da Pesca e da Aquicultura do Rio Grande do Norte (Sisepa/RN). A lei visa promover o desenvolvimento sustentável dessas atividades e apoiar produtores, abrindo espaços para a ampliação do segmento.

SERVIÇO

O QUE: Sanção da Lei nº 11.052 e da Lei Complementar Estadual nº 693/2022.

DATA/HORÁRIO: Terça-feira (11/01), às 11h.

LOCAL: Auditório da Governadoria, Centro Administrativo do Estado (Av. Senador Salgado Filho, s/n, Lagoa Nova - Natal/RN).

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Secretaria do Meio Ambiente realiza vistorias nos açudes e logradouros do município

                         Imagem da Barragem atualizada  hoje 10.01. 2022 - Foto Lee Dantas

Na  manhã dessa segunda feira 10, a Secretária de Meio Ambiente do município de Água Nova realizou monitoramento da Barragem local a fim de verificar  o nível  da água acumulada   com as últimas chuvas.  Alem da visita  a barragem a secretaria realizou uma  ronda´para vistorias nos logradouros públicos  para detectar a necessidade de limpeza e desobstrução  de galerias e esgotos nas ruas  afetadas pelas chuvas.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Em Martins, Governo debate criação de Unidade de Conservação Estadual



O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, em parceria com a Prefeitura Municipal de Martins, promoveu, ontem, quinta-feira (16), uma sessão pública para apresentar e discutir a proposta de criação da Unidade de Conservação Monumento Natural (MONA) Cavernas de Martins, a ser instalada na Região Serrana do Estado.

O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo José Maria Teixeira, na Rua Presidente Médici, em Martins, com ampla participação dos representantes dos órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, representantes dos setores produtivos e comunidade em geral.

Entre os objetivos do MONA está o de salvaguardar o patrimônio espeleológico nacional existente na região de Martins  e a biodiversidade associada à cavernas; proteger as espécies da flora e fauna locais do bioma Caatinga, especialmente aquelas ameaçadas de extinção; incentivar a realização de pesquisas científicas;  promover atividades de educação e interpretação ambiental com vistas à formação de uma consciência ecológica na população local e nos visitantes do Monumento.

Para o diretor administrativo do Idema, Marcílio Lucena, o processo de criação do MONA faz parte da interiorização que o Governo do Estado tem promovido através do Idema. A nova Unidade de Conservação irá fomentar o turismo sustentável da região. “A Unidade de Conservação incentivará o turismo ecológico no interior do estado, propiciando aos visitantes desfrutar das belezas naturais do Rio Grande do Norte. Além disso, focaremos em compatibilizar o uso do solo nos limites da Unidade e em seu entorno imediato, com a conservação do patrimônio ambiental e paisagístico local, fomentando atividades econômicas sustentáveis que minimizem os impactos sobre a área”, esclareceu o diretor.

O Monumento tem seu limite Norte com os municípios de Umarizal, Viçosa e Portalegre; Sul com Antônio Martins, Frutuoso Gomes e Serrinha dos Pintos; Leste com Frutuoso Gomes, Lucrécia e Umarizal; e Oeste com Serrinha dos Pintos e Portalegre.

Representando a Prefeitura de Portalegre, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Maria Aucely Costa, destacou que a nova Unidade apresentará uma zona de amortecimento e incluirá o município. “Recebemos o convite do Idema para participar e a expectativa em relação ao novo Monumento Natural é que possa haver uma integração entre os municípios para fomentar o turismo da região com responsabilidade social, sustentável e ambiental. A partir do MONA que também possamos ter apoios, desenvolver trilhas e desenvolver mais a economia local com o turismo ecológico”, disse.


De acordo com o supervisor do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema, Rafael Laia, a audiência foi um sucesso com ampla participação popular. “Além de apresentar a proposta de criação do MONA, escutamos, esclarecemos e atendemos alguns questionamentos/dúvidas da comunidade. O próximo passo é a elaboração de um relatório técnico, baseado na audiência. Daí seguimos para a tramitação com análise jurídica e, na sequência, tudo correndo bem, encaminharemos à Governadora Fátima Bezerra, a minuta do decreto de criação dessa Unidade de Conservação. Área essa extremamente importante para preservar a caatinga potiguar e a sua diversidade local com uma ampla variação de animais, vegetação, de cavernas e características ambientais únicas”, enfatizou Rafael Laia.

A prefeita de Martins, Maria José de Oliveira Gurgel Costa, avalia de forma muito positiva a nova Unidade de Conservação, pois trará grandes frutos para o município. “Eu tenho certeza que essa criação já está quase concretizada. Vai trazer proteção para nossa fauna, e para a nossa caatinga, uma coisa que ninguém se dispôs a fazer antes. Estou muito feliz, sou uma grande admiradora do Idema, e preciso muito da instituição, que trabalha com pessoas comprometidas, fazendo um trabalho sério e realmente preocupadas com o futuro da nossa nação”.

A prefeita completou, ainda, que a criação do Monumento Natural é uma garantia para a preservação da fauna e da flora, e que a população poderá contar mais de perto com o Idema. “Vamos ter a proteção da segunda maior caverna de mármore do Brasil. Que todos aqui compreendam o bem que vamos receber. Após essa primeira parte, será construído  um Ecoposto, próximo a Casa de Pedra, trazendo oportunidade de empregos. Quero dizer ao povo que esse é só o primeiro passo para que mais benefícios aconteçam. Hoje me sinto honrada e agradecida por esse empenho em presentear Martins com essa Unidade de Conservação”, relatou a prefeita.

Já o Prefeito de Umarizal, Raimundo Nonato, salientou a importância do MONA. “Nossa região é muito carente de oportunidades de trabalhos e investimentos. Além de ser primordial para a conservação do nosso patrimônio natural, o que temos de melhor, estamos fazendo parte desta história apoiando. Eu vejo neste projeto um degrau importante para que possamos explorar de forma sustentável a nossa biodiversidade e gerar renda para a população com a geração de empregos diretos e indiretos. Nosso município e região será beneficiado com o turismo e sairemos todos ganhando", falou Raimundo.

Em um dos questionamentos feitos na audiência esteve a intervenção da professora doutora e chefe do Departamento de Geografia da UERN, Jacimaria Fonseca de Medeiros, que parabenizou a iniciativa do Idema e da Prefeitura de Martins. “Gostaria de fazer algumas ressalvas no sentido de que pudesse ser agregadas a esses estudos, pesquisas, dissertações, teses, artigos científicos publicados em periódicos bem qualificados no território nacional e que podem agregar muito valor, atualizar os dados a esse estudo que foi colocado como uma referência. Uma ponderação a ser destacada também é sobre a delimitação da zona de amortecimento. Isso porque, para que ela não deixe de fora a cidade de Serrinha dos Pintos. A cidade possui o mesmo clima, a vegetação é a mesma, o solo é o mesmo e por isso eu entendo, que mesmo não sendo diretamente da área do MONA, mas que deva pelo menos está inserida na zona de amortecimento", requisitou a professora.

A audiência pública atende ao processo de criação do Monumento Natural Cavernas de Martins destacado no § 2o, do artigo 22º da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000 – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), e ao Decreto nº 4.320, de 22 de agosto de 2002, que regulamenta a Lei do SNUC.

Durante a sessão pública, o Idema apresentou os estudos técnicos, diagnóstico ambiental do Monumento Natural.

Na região existe um singular patrimônio espeleológico e arqueológico

- 92 cavidades mapeadas;

- 78 cavernas (registro fóssil, pinturas rupestres, elevada diversidade biológica);

- 112 espécies de plantas;

- 189 de animais;

- 84 espécies de aves;

- 13 espécies de anfíbios;

- 22 espécies de répteis;

- 14 espécies de morcegos;

- 16 mamíferos terrestres;

- 40 espécies de invertebrados.

Entre as espécies de animais ameaçadas tem o gato-do-mato-pintado, Furipterus detalle, Pica-pau-anão-da-caatinga. Já as espécies endêmicas, Tiê-caburé (Compsothraupis loricata) e Asa-de-telha-pálido (Ageailoides fringillarius).

Unidade de Conservação

Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Chove 40mm nas últimas 24 horas em Água Nova

 

    Foto: F Erinaldo Sousa

Água Nova  registrou nas últimas 24 horas 40 milímetros de chuva, conforme publicou o prefeito Ronaldo Sousa , nas redes sociais. As precipitações  pluviométricas continuam na próxima semana, com atenção para ventos fortes, raios e trovoadas.  As chuvas que caíram desde o dia 25 de Dezembro, ja deixou a terra bastante molhada e os reservatórios hídricos do município, estão tomando água. O corte de terra,  que é realizado  pela Prefeitura de Água Nova , através da Secretaria de Agricultura e Emater já está sendo iniciado para os agricultores.