O Dia Internacional do Asteroide (ou ainda Dia Mundial ou Dia Internacional dos Asteroides) é uma data internacional estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como sendo o dia 30 de junho de cada ano e destina-se a alertar a comunidade planetária sobre a ameaça de um impacto catastrófico por um asteroide.
Conheça um pouco sobre a historia do asteroide:
Era uma tranquila manhã do dia 30 de junho de 1908 na Sibéria. Um morador de Vanavara estava sentado numa varanda, contemplando uma bucólica paisagem siberiana, quando foi surpreendido por uma imensa bola de fogo no céu, brilhando mais intensamente que o Sol, ofuscando sua vista e aquecendo instantaneamente sua pele e tudo ao redor.
A bola de fogo explode, deixando um rastro de fumaça e formando um cogumelo incandescente acima da floresta. O céu parece estar em chamas, e as pessoas, assustadas, procuram entender o que estava ocorrendo. Não sabiam que estavam presenciando o maior evento de impacto da história recente da humanidade.
Poucos minutos depois, um enorme estrondo e um deslocamento de ar violento tão violento que arremessa as pessoas longe. Entre elas, o senhor que estava sentado na varanda. Ele foi jogado para trás e caiu desacordado, sendo socorrido, mais tarde, por sua esposa.
Por sorte, Vanavara, que era a cidade mais próxima, estava a mais de 60 km do ponto na Floresta de Tunguska, acima de onde o asteroide, com cerca de 70 metros, teria explodido. Entretanto, mais de 2 mil km² de floresta foram completamente devastados naquele dia. O asteroide explodiu a 10 km do solo, com energia equivalente a 1000 bombas nucleares. Algo tão energético que seria capaz de destruir uma cidade do tamanho de São Paulo.
Dia Internacional do Asteroide
Imaginar o que poderia acontecer se um evento como o de Tunguska ocorresse sobre uma grande cidade inspirou a criação do Asteroid Day, fundado pelo músico e astrofísico Brian May, guitarrista do Queen, pelo astronauta da Apollo 9 Rusty Schweickart, pelo cineasta Grigorij Richters e pela presidente da Fundação B612 Danica Remy.
Em 2016 o dia 30 de junho foi definido pela ONU como Dia Internacional do Asteroide, um dia para conscientização do público sobre os asteroides, seu papel na formação do nosso sistema solar e a importância de defender nosso planeta de futuros impactos. Hoje, o Asteroid Day é considerado um dos maiores movimentos globais da atualidade.
O Dia do Asteroide é celebrado em todo o mundo com eventos educativos voltados para a população em geral. O objetivo principal é a conscientização sobre os reais riscos que o impacto de um asteroide podem trazer para o nosso planeta e, também, discutir ações que poderiam ser tomadas para evitar um impacto catastrófico ou, ao menos, minimizar seus danos.